Passeio no Zoológico de Sapucaia do Sul

Mensagem aos eternos amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração.

Mensagem aos Meus Eternos Amigos de Água Boa que ficarão para sempre em meu coração

Recados de Poemas

Fotos do Mundo!

Epitáfio - Titãs Música da Minha vida

Epitáfio - Titãs Reflexão sobre minha vida!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agradecimento

Muito Obrigada, a todos aqueles que comentaram minhas atividades e entraram em meu blog para olhar, deixar seu recado e que de alguma forma me ajudaram no Concurso de Blogs.
Valeu a pena, por saber o quanto há pessoas que se identificam comigo, que posso colaborar mostrando minhas atividades e que sou útil no meu trabalho. É tão bom saber que posso ajudar os outros, mesmo que há pessoas que embora falem em trabalho em equipe, somente teorizam, agem individualmente. Amo a Escola Cantinho da Alegria e minhas colegas que me deixaram ser simplesmente a Carla, e mostraram o carinho e o respeito que elas tem por mim. O importante não é o premio em sí, mas o reconhecimento pelo trabalho que você faz, o comprometimento, que você tens.
Como digo sempre: Educar é um gesto de doação, de generosidade!
Contudo, percebi que são poucos que tem o dom de educar, de se doar.
Carla

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Campeonato de Xadrez

Campeonato de Xadrez com o Terceiro Ano Matutino
Hercolis, Lucas e Laura recebendo a premiação



Para todos os participantes muito pírulito

Disputa do Primeiro e Segundo lugar
Hercolis e Lucas
Vencedor do Primeiro: Lucas
Segundo Lugar: Hercolis

Heitor, José e Erick

Laura, Jéssica Amanda, Hercolis, Lucas, Francisco


Jogando Xadrez no computador


Maria Eduarda, João Victor e Fernando


Kaio


Maria Eduarda Carboni

kaio e Fernando

Os alunos do Primeiro Ano A jogando xadrez on line. Eles adoraram, ainda mais quando souberam que jogaram com pessoas mais velhas e até de outros países.
Achei super legal esta atividade e interessante, pois percebi a concentração, a alegria e a curiosidade dos educandos. Foi surpreendente e muito positivo. Adorei!

Semana de encerramento das atividades escolares

Última semana de aula.
Agora é só colocar diários em dia, entregar avaliações e relatórios das atividades, conferir materiais e comemorar.
Entrega de amigo secreto na sexta hein. Não esqueça do meu presente meu amigo oculto.

Aviso

Reunião hoje as 17:00 na Secretaria da Educação
Assunto FUNDEB
Professoras: Edileuza, Carla, Patrícia e Gasparina

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campeonato de Xadrez
















Campeonato de Xadrez com o Terceiro Ano B.





Tabuleiro Gigante







Relatório do Projeto Confecção de Brinquedos com sucatas

Relatório: PROJETO A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE BRINQUEDOS DE SUCATA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇA

Professora responsável: Carla Hübner e Silva
Neste quarto bimestre foi desenvolvido, alguns brinquedos escolhidos pelos alunos para a confecção: pé de lata, binóculo e o jogo de xadrez (tabuleiro e peças). Após a confecção, reunimos 50 brinquedos variados para expor na Noite Cultural da Escola para os pais que vieram prestigiar as atividades desenvolvidas pela escola no decorrer deste ano letivo de 2010.
A oficina sempre era iniciada com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria escola. Assim cada criança gerava matéria-prima para a construção de seus brinquedos.
Nessa maneira, o projeto teve a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciaram um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilhamos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produzimos aproximadamente 70 pés de latas, 40 binóculos e 70 kits de xadrez. Houve o auxílio das professoras das turmas que colaboraram bastante para que pudéssemos realizar a atividade, e vejo que as mesmas se dedicaram muito também no projeto.
No contexto aprender/fazendo estimulou-se nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, e o resgate da nossa cultura popular, além de mostrar aos educandos que eles também podem confeccionar brinquedos em casa.
Conclusão
As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguimos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender está garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrou a importância de contemplar a construção de brinquedos com sucatas, nesse momento, o que com certeza estimulou nossas crianças nessa construção, deixando-os alegres com o que haviam desenvolvido. Nesse próximo bimestre estaremos realizando a confecção de mais brinquedos com sucatas, onde os mesmos escolherão novamente quais serão os brinquedos a serem confeccionados.
Percebi que foi de grande valia este trabalho tanto para os alunos quantos para nós professores para podermos repensar nossa prática pedagógica bem como nossas atitudes quanto cidadão.
Agradecimentos:
· As minhas colegas que me ajudaram a desenvolver o projeto e que sem elas talvez não fosse possível ter terminado na data limite.
· Elis, Carol, Daniela, Vanice, Noeli, Zania, Dhieniffer, Terezinha, Luiza, Patrícia, Gasparina, Edileuza, Adjani, Beatriz e Márcia.
· Aos meus alunos que se empenharam e me fizeram lembrar da minha infância, do quanto é bom ser criança.
· As funcionárias da escola que organizaram minha “bagunça”, com tanta paciência.

Baseado na teoria e na prática do projeto, percebeu-se um grande interesse nas crianças na execução do projeto, portanto, devemos dar continuidade no próximo ano letivo, com algumas adaptações, para melhorar e enriquecer o andamento da atividade.

Projeto de Xadrez

Relatório do 4º Bimestre

  • Foi desenvolvido o tabuleiro gigante juntamente com os alunos de 2º e 3º Anos;
  • Realizado jogos no tabuleiro gigante, sendo, os alunos as peças do tabuleiro;
  • Foi dado continuidade aos jogos em dupla, procurando melhorar a concentração, onde passou a ser desenvolvidos nas salas de aulas;
  • Foi realizado o campeonato de xadrez com os 3ºs anos A e B;
  • Foi feito um vídeo sobre o campeonato de xadrez desenvolvido neste ano na escola;
  • Foi realizado um vídeo com os alunos jogando no tabuleiro gigante;

Percebi avanços na aprendizagem e também no interesse dos alunos quanto o jogo de xadrez no decorrer do ano letivo que conseqüentemente resultaram também na melhora da aprendizagem cognitiva deles.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Natal Iluminado
















Apresentação do Nascimento de Jesus:





Maria: Thais





José: Antônio





Baltazar: Natã





Melquior: Reidner





Gaspar: Antônio





Pastora: Tainara





Pastor: Luiz Gustavo





Pastor: Victor





Anjo: Erem Lee





Voz do Anjo: Vanessa





Voz de Maria: Tamires





Narradora: Professora Daniela










Professoras Responsáveis pela apresentação: Carla e Daniela




















terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Abertura do Natal Iluminado

Hoje nossa escola fará sua apresentação as 19:30 na Praça da Cultura.
Todos estão convidados par prestigiar a nossa e as demais apresentações natalinas.
Amanhã postarei no blog nossas fotos.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Valeu colegas!

Valeu colegas, pelos comentários feitos nas minhas postagens durante este ano e, também no decorrer do concurso de blogs do município. Agradeço pelas opiniões e sugestões. Vamos esperar o resultado do concurso. Quanto a mim, vou continuar esperando e contando com sua opiniões nas novas postagens que virão.
Muito Obrigada!


Carla Hübner e Silva

sábado, 4 de dezembro de 2010

Natal Iluminado

Estamos ensaiando com bastante entusiasmo para nossa apresentação no dia da abertuta do Natal Iluminado. Tá ficando muito legal. Espero que gostem.
Ensaio segunda - feira na praça as 14:00
Vamos lá galera, pra fazer bonito!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Resultados dos times da Escola Nos Joguinhos

Handebol Pré mirim Feminino 4º Lugar
Handebol Fraldinha Feminino 3º Lugar
Voleibol Pré mirim masculino 2º Lugar
Voleibol Fraldinha Feminino 1º Lugar
Voleibol Fraldinha Masculino 1º Lugar
Agradecimento:
Aos pais que se dedicaram, entenderam e nos auxiliaram nos Jogos nos acompanhando, torcendo pelos seus filhos e pela Escola, mostrando que o importante dos joguinhos não é a medalha em sí mas o competir saudável, o ultrapassar obstáculos, a inclusão, a participação, a integração e acima de tudo o respeito ao adversário.
Agradeço as colegas que me auxiliaram com tanto carinho e dedicação: professora Daniela presente sempre nos jogos e mostrou que pode ser uma futura colega de educação física, a professora Edileuza que se mostrou ativa no jogo quase entrando em quadra com os meninos e a professora Zania que mesmo com algumas dificuldades nas regras mostrou-se amiga e companheira nas partidas.
Valeu colegas.